Menu fechado

Corpo e mente: A vida pede equilíbrio

Corpo e Mente: A vida pede equilíbrio - Agência HDP
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o “estado de completo bem-estar físico, mental e social” de um indivíduo.

Este conceito naturalmente traz a ideia de que já não é mais possível ver o corpo e a mente de forma separada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado em que se conquista pelo bem-estar físico, mental e social. Não é somente a ausência de doenças, como se acreditava antigamente, mas uma construção diária.

Essa definição movimentou a sociedade a dar mais importância para ações e atitudes que promovem qualidade de vida e contemplam a saúde de forma ampla, como recomenda a OMS. As pessoas começaram a cultivar hábitos saudáveis como praticar atividades físicas e alimentar-se melhor. O que é positivo para todos.

Mas por que esse equilíbrio é importante? O que está por trás dessa definição? E como podemos alcançar, já que se trata de uma conquista? O post de hoje é justamente para responder estas perguntas.

No episódio da última quinta-feira do TimeLine Cast (19), tivemos a participação da Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Samira Menezes, onde batemos um papo descontraído sobre o tema.

CORPO E MENTE • Samira Menezes • TimeLine Cast | Ep #031

A abordagem e recomendação mais intensa sob o ponto de vista da Fisioterapeuta, é justamente sobre a importância no equilíbrio do físico (corpo) e do imaterial (mente) do nosso ser com foco na prevenção quanto a possíveis problemas ou doenças que eventualmente possam surgir. Samira ressalta també que inegavelmente a prevenção é um ponto em que pouquíssimas pessoas dão a devida atenção, sobretudo estamos no mês dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade e vale sempre conscientizar nesse sentido.

Como a falta de equilíbrio sobre corpo e mente nos afeta

Anuncie na HDP

Atualmente, com a rotina corrida e diversos desafios que vivemos, é possível manter o equilíbrio do corpo e da mente? A resposta é simples, mas nem sempre fácil de alcançar. Com tanta tensão, podemos acabar descuidando da saúde e deixar a qualidade de vida em segundo plano.

E é nessas horas que o nosso corpo utiliza as emoções para expressar seu estado. Por meio do riso, das lágrimas, das dores, suores, tremores, entre outros, ele sinaliza se está bem ou não.

Ficar de olho nesses sinais e buscar ajuda para reverter a situação é extremamente importante. Além das sensações citadas, o desequilíbrio entre mente e corpo pode se mostrar por meio de uma ansiedade, ou da baixa autoestima e até mesmo desenvolvendo um quadro de depressão.

Baixa autoestima:

Quando isso acontece, a pessoa começa a se sentir triste e insegura. Ela deixa de acreditar que tem valor e enxerga o mundo como uma constante ameaça. Pode levar a depressão, compulsão alimentar, insônia, irritabilidade e stress.

Ansiedade:

Todo mundo experimenta ansiedade no dia a dia. Na hora de falar em público, por exemplo. Mas algumas pessoas podem sentir de forma mais intensa e com mais frequência. Nesses casos, a ansiedade se torna patológica, gerando desequilíbrio físico, mental e emocional. Isso pode levar a tensões, ataques de nervos, problemas digestivos e muitas outras consequências.

Depressão:

Um transtorno mental que atinge diversas pessoas em todo o mundo. De acordo com a OMS, ela afeta mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo. Pode acarretar alteração de humor, desinteresse, falta de concentração, cansaço excessivo, mudança de apetite e insônia.

Obesidade:

Ganho excessivo de peso sem o equilíbrio entre corpo e mente pode levar a problemas físicos e emocionais.

Como cuidar da saúde com foco no corpo e mente?

Como visto anteriormente, sob o ponto de vista da Fisioterapeuta Samira Menezes, uma boa alimentação, a prática regular de exercícios físicos, ter um bom relacionamento familiar, proporcionar-se momentos de lazer são imprescindíveis para atingir uma boa saúde física e mental. Ressalta também o Pilates como um exercício físico de alta concentração e treino mental.

Quando procurar ajuda profissional?

Filmagem Casamentos _ HDP Audiovisual

Como vimos, muitos dos problemas mentais têm causas físicas, e muitos dos físicos têm causas mentais. Sendo assim, torna-se necessário resolvê-los através do autocuidado.

  • Procurar ter boa alimentação,
  • Realizar atividade física regularmente,
  • Ter uma boa relação familiar,
  • Conversar com amigos,
  • Ter hábitos de sono saudáveis,
  • Planejar o lazer, as horas de descanso, etc., são comportamentos indispensáveis para a liberação dos hormônios da felicidade. Por outro lado, se os sintomas se tornarem muito frequentes e numerosos, se os sentimentos negativos estiverem exagerados e persistentes, se sua autoestima estiver baixa, você deve procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Ele irá ajudá-lo a enfrentar as dificuldades e, se for necessário, fará os encaminhamentos necessários.

Portanto, caso sinta que algo não está bem, procure imediatamente um profissional para evitar que um possível quadro se agrave, afinal a vida pede equilíbrio e se não conseguimos sozinhos, nada melhor que uma mão amiga para ajudar.

Anuncie na HDP

Você Já pensou em se tornar Anunciante/Parceiro da HDP?

Aqui você aparece em todos os nossos canais: Site, Podcast, Anúncios Online e vende mais!

Acesse https://www.agenciahdp.com.br e siga os passos para entrar em contato!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN