https://www.agenciahdp.com.br
Menu fechado

Jogador brasileiro é vítima de racismo na Eurocopa de basquete

Racismo contra jogador de basquete brasileiro Yago Mateus
Armador da seleção brasileira de basquete é hostilizado por torcedora do Club Joventut Badalona

O armador da seleção brasileira de basquete Yago Mateus foi vítima de racismo durante a partida entre o Ratiopharm Ulm e o Club Joventut Badalona, pela Eurocopa, na última terça, em Badalona, na Espanha.
O brasileiro que defende o Ratiopharm, da Alemanha, foi hostilizado por uma torcedora do clube espanhol. No vídeo gravado durante a partida, a mulher aparece gritando “mono” em direção ao atleta. A expressão significa macaco em espanhol. Veja abaixo:
A equipe que gerencia a carreira de Yago disse já estar em contato com a diretoria do clube alemão e vai acionar a organização do campeonato pedindo um posicionamento e as sanções cabíveis após o episódio. O jogador, que não ouviu a agressão na hora, comentou sobre o acontecido:

– Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida, por uma situação como essa nem no Brasil, nem em outros países onde joguei com meus clubes e com a Seleção Brasileira. Não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece, é uma coisa recorrente no esporte, no mundo de hoje, e estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude – afirmou Yago em um comunicado.


A Confederação Brasileira de Basquete emitiu uma nota repudiando o crime de racismo contra Yago. A entidade pediu que as autoridades espanholas atuem com rigor no caso.

– O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo.
Confira abaixo a nota da CBB na íntegra:

A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos, do Ratiopharm Ulm e da Seleção Brasileira, durante a partida da equipe alemã e o Badalona, na Espanha, pela EuroCup, nesta última terça-feira.
O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo.

Anuncie na HDP

De antemão, a Confederação Brasileira de Basketball, através do seu presidente, Guy Peixoto Jr, irá protocolar junto à EuroCup um pedido de investigação do caso para que os responsáveis pelo crime sejam identificados e punidos na esfera esportiva e civil, de acordo com as leis espanholas.

O Badalona publicou uma nota afirmando que repudia o ocorrido. O clube encaminhou as imagens às autoridades para que possam ser analisadas.

– Rejeitamos veementemente qualquer tipo de comportamento e/ou comentário intimidador, ofensivo, racista e/ou xenófobo nas nossas instalações e em qualquer um dos campos onde as nossas equipes jogam os seus jogos.

Já levamos os vídeos ao conhecimento das autoridades competentes para que possam analisá-los, tomar as devidas providências e tomar as decisões cabíveis. Como sempre, o Badalona Joventut Club colaborará no que for necessário com as autoridades e acatará as decisões que surgirem.

Ser o berço do basquetebol representa uma grande honra, mas também uma imensa responsabilidade de manter valores como a integração, o respeito, a convivência, a igualdade, a diversidade, o esforço, o trabalho em equipe e a camaradagem que transmitimos às mais de 500 crianças e adolescentes que fazem parte do nosso clube.

Em seu perfil oficial, o Comitê Olímpico do Brasil fez um post em apoio ao jogador.

A Confederação Brasileira de Basketball fez um post repudiando o acontecimento.

Ex-treinador da Seleção Brasileira, o croata Aleksandar Petrović comentou sobre o crime cometido contra Yago.

Filmagem Casamentos _ HDP Audiovisual

As ofensas sofridas por Yago na partida de ontem são absolutamente condenáveis e os meliantes deveriam ser expulsos do estádio para sempre! – publicou o ex-atleta.
Ex-companheiro de Yago no Flamengo, Rafael Hettsheimer cobrou um posicionamento do Badalona.

Inadmissível, até quando isso? espero que @Penya1930 faça alguma coisa, nao podemos aceitar isso e ficar calados – postou o jogador nas redes sociais.
Gui Deodato também se posicionou publicamente sobre o ocorrido.

“Enquanto houver injustiça, existe pra nós uma responsabilidade ” @pastorrafa_

NÃO AO RACISMO! – postou o ala do Flamengo.

A FIBA ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Fonte GE + Jovem Pan

A HDP é uma Produtora e Agência de entretenimento, educação e informação. Nos responsabilizamos pela curadoria do conteúdo informativo publicado, entretanto é de responsabilidade própria dos colaboradores informantes, sobre seus pontos de vista mencionados em nossos artigos.

Você precisa ser lembrado para vender mais vezes, para mais pessoas e por um preço justo.
Anuncie na HDP:
Você Já pensou em se tornar Anunciante/Parceiro da HDP?
Aqui você aparece em todos os nossos canais: Site, Podcast, Anúncios Online e vende mais!

Acesse https://www.agenciahdp.com.br e siga os passos para entrar em contato!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.