Secretário Municipal de Educação e Diretora do Oscar Pereira de Magalhães tiram dúvidas ao vivo sobre questões polêmicas e boatos sobre a implantação do modelo de ensino Cívico-Militar em Terra Nova.
O que é o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares?
De acordo com o MEC, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares inicia com a definição do modelo, lançamento e adesão voluntária pelos estados e municípios, tendo como primeiro marco a implantação do projeto-piloto em 2020.
Sobre o Oscar Pereira de Magalhães
O Colégio Oscar Pereira de Magalhães foi fundado em 1964, poucos anos após a emancipação da cidade de Terra Nova. Ao decorrer dos anos, sofreu alterações estruturais e hoje passa por padronizações por conta da implementação do Modelo de Ensino Cívico-Militar.
Segundo o Secretário Municipal de Educação Valdinei Santos, a comunidade abraçou o projeto e muitos alunos que anteriormente estudavam em cidades vizinhas já confirmaram retorno à cidade através das matrículas para continuidade dos estudos. O Colégio já recebeu inclusive alunos de cidades circunvizinhas.
Objetivos da Gestão Municipal da Educação com a Implantação
Promover a qualidade e melhoria no ensino, ir em busca do melhor aproveitamento na sala de aula através da otimização desse tempo, além de resgatar valores morais e disciplinares com intuito de aumentar o nível de aprendizagem através do método já comprovado em várias cidades circunvizinhas e da Bahia.
Autoria do Projeto
Criado em 2018, o projeto é uma política do Governo do Estado através do então Secretário de Educação e hoje Governador do Estado Da Bahia Jerônimo Rodrigues em parceria com a UPB com intuito de facilitar a implantação para as cidades, que por vez, já apresentavam grande interesse.
Durante o processo de implantação, surgiram muitas dúvidas da comunidade em geral e algumas delas foram respondidas durante o TimeLine Cast aqui da Agência HDP.
Sobre o Fardamento
O fardamento será gruatuito. Inicialmente será composto por uma camiseta branca (Fornecida pela Escola), Calça Jeans azul sem rasgos e tênis preto.
Após o período de transição, onde será possível identificar os tamanhos ideiais e o processo burocrático para aquisição, será fornecido o fardamento padrão.
Penteados, Cortes de Cabelo e Adereços
Para as meninas, o penteado é coque e para os meninos o corte de cabelo é 2/3 em cima e 1/2 embaixo. O Secretário menciona ainda a possibilidade de parceria com barbeiros da cidade para facilitar a manutenção dos cortes na própria escola.
No que se refere aos adereços, o mínimo possível por questão até de segurança.
Administração Escolar
A Diretora do Colégio Oscar Pereira, Luzimar Bitencourt, explica que a única diferença será a administração coparticipada, onde a parte pedagógica continuará sob a responsabilidade da Gestão Escolar e a parte disciplinar será administrada pelos Militares.
O currículo escolar continua o mesmo das demais escolas de ensino regular e a novidade é o Boletim Disciplinar, além do tradicional Boletim Pedagógico.
A família que não opte pelo modelo de ensino proposto, tem a opção de matricular o aluno no Colégio Julieta Vilas Boas, que ofertará também o Ensino Fundamental II no mesmo nível de qualidade de profissionais e de ensino.
Para saber tudo isso com mais detalhes, além de outros tópicos, assista a entrevista exclusiva no TimeLine Cast, o Podcast oficial da HDP.