https://www.agenciahdp.com.br
Menu fechado

Nova Lei sobre a Laqueadura: Saiba como solicitar o procedimento em Terra Nova

Nova Lei sobre a Laqueadura: Saiba como solicitar o procedimento em Terra Nova

Entrou em vigor, na última quinta-feira (2), a alteração da Lei do Planejamento Familiar (Lei 9.263/1996), que facilita a esterilização voluntária no Brasil.

A medida dispensa a permissão do cônjuge para a realização dos procedimentos de laqueadura e vasectomia, além de reduzir para 21 anos a idade mínima para a cirurgia. Também podem optar pela esterilização brasileiros que tem ao menos dois filhos vivos, mesmo sem a idade mínima.

A informação foi compartilhada pela Enfermeira Geisa em suas redes sociais, ela que também é Vereadora e atuante em ações voltadas à Saúde e à Mulher. Demonstra muita expectativa do impacto da nova Lei Nacional para a cidade de Terra Nova.

Antes da alteração, a autorização do cônjuge – no caso de pessoas casadas – era necessária para realizar laqueaduras, em mulheres, e vasectomias, em homens. Além disso, a idade mínima para o procedimento era de 25 anos, ou dois filhos. Os solteiros só podiam passar pela cirurgia após os 25 anos, se fossem pais.

O PL 7.364/2014, da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), foi aprovado na Câmara dos Deputados em março de 2022. Mais tarde, o projeto recebeu aprovação do Senado em agosto e sanção do ex-presidente em setembro, passando a valer após 180 dias.

Anuncie na HDP

Outra mudança é que, a partir de amanhã, 5 de março, a laqueadura vai poder acontecer logo após o parto. Para a relatora da lei, Nilda Gondim (MDB-PB), a permissão para laqueadura durante o parto vai aumentar o acesso ao método e evitar que a mulher se submeta a duas internações, o que reduz os riscos de complicações cirúrgicas e a taxa de ocupação de leitos hospitalares.

Como funciona a esterilização voluntária?

A laqueadura é uma esterilização feita pela ligadura das tubas uterinas, impedindo que os espermatozoides cheguem aos óvulos. Já a vasectomia se dá pela interrupção da circulação dos espermatozóides pelos canais que os levam dos testículos ao pênis. Ambos podem ser reversíveis.

A cirurgia é relativamente simples e dura cerca de 40 minutos. Nela, as tubas uterinas, também conhecidas como trompas, são cortadas e suas extremidades amarradas, impedindo assim a descida dos óvulos e a subida dos espermatozoides. A laqueadura pode ser realizada via abertura da cavidade abdominal para ter acesso às tubas (procedimento mais comum no SUS e que requer internação hospitalar) ou por laparoscopia (menos invasivo).

De qualquer maneira, é importante salientar que existe uma taxa mínima de falha e que cinco em cada 1.000 mulheres ficarão grávidas após o procedimento. Ainda assim, a laqueadura é considerada um método eficaz e de difícil reversão.

Como solicitar o procedimento em Terra Nova

Os interessados nos procedimentos devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Vale lembrar que o período de autorização prévia entre a manifestação da vontade e a realização da cirurgia é de 60 dias. O não cumprimento da lei pode resultar em multa e dois a oito anos de reclusão.

Informação Compartilhada: Enfermeira Geisa, Vereadroa de Terra Nova – Informação complementar: Uol

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.