Menu fechado
Assessoria HDP - B2B

Bolsonaro se torna inelegível por oito anos pelo TSE

Bolsonaro se torna inelegível por oito anos pelo TSE
Ministros declararam o presidente culpado por atacar o sistema eleitoral brasileiro.

O Tribunal Superior Eleitoral tornou Jair Messias Bolsonaro inelegível por 8 anos. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (30/06) após 4 Ministros terem acatado o pedido do Partido Democrático Trabalhista (PDT), formando maioria para condenar o ex-presidente.

O PDT alegou que o ex-presidente cometeu abuso de poder político em uma reunião com embaixadores em 2022. Segundo a petição, Bolsonaro teria antecipado sua campanha política em um evento anterior ao período eleitoral e em um momento que deveria participar apenas como governante.

O Partido também condenou as questões levantadas pelo ex-presidente sobre a legitimidade das urnas eletrônicas brasileiras, afirmando que o ato configura um ataque ao Estado Democrático de Direito.

No dia do julgamento, Bolsonaro se pronunciou sobre o caso em uma entrevista no aeroporto de Brasília para diversos jornais:

“É um absurdo o que estão fazendo. É uma injustiça comigo, meu Deus do céu. Isso é um julgamento político, a esquerda quer uma eleição em 2026 sem concorrente, um WO, está dispensada a eleição de 2026 sem um concorrente à altura. Seria eleger o Lula por aclamação”.

Assessoria HDP - B2B
Anuncie na HDP

O ex-presidente ainda pode recorrer ao próprio TSE ou ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar manter sua elegibilidade.

Brasil Paralelo

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN