Menu fechado
Assessoria HDP - B2B

2 de Julho: Um Marco Bicentenário da Luta pela Liberdade na Bahia

A importância desta data para o Brasil e para a Bahia

A Independência da Bahia é um dos momentos mais significativos da história brasileira. Ela representa não apenas a conquista da autonomia política da região, mas também simboliza a resistência e a luta pela liberdade contra o domínio colonial português.

Banner Site - Escola de Música Deus Conosco - Parceiro HDP

A luta pela independência da Bahia ocorreu durante o contexto das Guerras Napoleônicas e do processo de independência do Brasil em relação a Portugal. Em 1808, a família real portuguesa fugiu para o Brasil, devido à invasão napoleônica em Portugal. Essa mudança deu início a um processo de alterações significativas no país, incluindo a abertura dos portos às nações amigas.

Sede de liberdade

No entanto, essa nova realidade não foi suficiente para aplacar o desejo de independência das províncias brasileiras, que se sentiam exploradas pelo sistema colonial imposto por Portugal. A Bahia, então uma das mais prósperas e influentes províncias do Brasil, desempenhou um papel crucial nesse movimento de independência.

Assessoria HDP - B2B
Anuncie na HDP

Personagens importantes da Independência

Uma das figuras mais emblemáticas desse período foi Maria Quitéria, uma mulher baiana que se vestiu de homem e se alistou no exército para lutar pela independência. Ela é reconhecida como a primeira mulher a se alistar e participar de combates em uma guerra no Brasil. Sua coragem e determinação tornaram-se um símbolo da resistência baiana.

Outra figura importante foi Maria Felipa uma moradora da ilha de Itaparica, próxima à cidade de Salvador, na Bahia. Ela se juntou à luta pela independência e organizou um grupo de mulheres pescadoras e escravizadas para enfrentar as forças portuguesas que ocupavam a região.

Outro personagem notável nessa história foi o general Pedro Labatut. Ele comandou as tropas que enfrentaram as forças portuguesas na Bahia. Com estratégias militares bem-sucedidas, Labatut conseguiu derrotar as tropas inimigas e garantir a independência da Bahia em 2 de julho de 1823. Essa data é comemorada até hoje como o Dia da Independência da Bahia.

Assessoria HDP - B2B

A história do 2 de Julho em Terra Nova

2 de julho de 2023, data em que se completa 200 anos da independência da Bahia, onde celebramos a expulsão das tropas portuguesas do território baiano.
Levando em consideração a importância desta data para o Brasil e, principalmente, para o nosso estado, a HDP, com apoio da comunidade e amigos apoiadores do propósito Histórico e Cultural terranovense, se propõe ao desafio de produzir, em apenas uma semana, um mini documentário sobre o tema, mas contando também a história da rua 2 de julho que existe aqui em nossa cidade (Terra Nova) segundo a visão de alguns antigos moradores da cidade. Buscamos, com essas pessoas, compreender a tradição dos festejos que acontecem na rua, como surgiu, quais as mudanças que foram acontecendo e o que se tornou atualmente. Além disso, procuramos entender o significado desta festa para outras pessoas aqui da cidade, tudo isso num espaço de uma semana.

O documentário você pode conferir no vídeo abaixo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN