Menu fechado
Assessoria HDP - B2B

O TJBA LANÇA CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

O TJBA, por meio de suas comissões de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e outras formas de discriminação de 1° e 2° grau, lança a Cartilha da Prevenção ao Assédio Moral e Sexual e esclarece essa e outras questões. O material, em conformidade com a Resolução n.º 135 do CNJ, orienta servidores, magistrados, terceirizados e estagiários a identificar práticas de assédio no local de trabalho e construir um ambiente saudável e respeitoso.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da Resolução n.º 351, instituiu no âmbito do Poder Judiciário, a política de prevenção e enfrentamento do assédio moral, sexual e da discriminação, considerando, entre outros, os objetivos do desenvolvimento sustentável, da agenda 2030 da ONU e as Convenções Internacionais que combatem todas as formas de discriminação e subscritas pelo Brasil.

O Tribunal de Justiça da Bahia, obediente a esta política, instituiu as Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação no 1º e 2º Graus, as quais vem trabalhando de forma integrada e contínua, para executar os objetivos desta Política, com a finalidade de “promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável” (art. 1º), buscando “promover um ambiente de diálogo, cooperação e respeito à diversidade humana e adotar os métodos de gestão participativa e organização laboral que fomentem a saúde física e mental no trabalho” (art. 4º, V).

Com o objetivo de diferenciar, por intermédio de uma linguagem mais simples e didática as formas de assédio, a cartilha alerta sobre outras condutas criminosas. Um beijo roubado sem uso de força pode configurar importunação sexual. Já o mesmo ato, realizado por meio de ameaça ou violência, pode figurar estupro, por exemplo.

A pauta do assédio e de tantas outras formas de discriminação, inclusive no ambiente de trabalho, não é novidade nas lides do Judiciário. De fato, a Constituição Federal brasileira de 1988 estabelece um amplo conjunto de direitos e garantias elementares ao sujeito, a título de proteção da sua dignidade e do valor social do trabalho, extraindo-se a proibição de todas as formas de discriminação e o direito à saúde e à segurança no trabalho (artigos 1º, incisos III e IV; 3º, IV; 6º; 7º, XXII; 39, § 3º; 170, caput, da Constituição Federal).

Assessoria HDP - B2B
Anuncie na HDP

As Comissões estão também promovendo uma série de eventos para divulgar os objetivos da Política, entre os quais agora apresentam esta Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, adaptada à luz da legislação vigente sobre o tema.

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN