https://www.agenciahdp.com.br
Menu fechado
Assessoria HDP - B2B

Representantes do audiovisual querem regular streamings no Brasil para obrigar a exibição de conteúdos nacionais

Representantes do audiovisual querem regular streamings no Brasil para obrigar a exibição de conteúdos nacionais

Representantes do audiovisual querem regular streamings no Brasil para obrigar a exibição de conteúdos nacionais

Frente do audiovisual defende preservação de propriedade patrimonial, cotas para conteúdo brasileiro e fomento a obras nacionais.

Representantes da indústria audiovisual independente querem regular as plataformas de streaming no Brasil. Nos próximos dias, a Frente da Indústria Independente Brasileira de Audiovisual (Fibrav) tem reuniões marcadas para apresentar sua defesa em relação à proposta.

Memória Contígua 2

Numa das audiências, a Fibrav falará diretamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O grupo defende:

  • que o governo e o Congresso garantam a propriedade intelectual e patrimonial das obras para os produtores brasileiros independentes;
  • a criação de cotas para conteúdos nacionais nos catálogos das plataformas;
  • o fomento direto à produção de conteúdo brasileiro independente.

Em streamings como a Netflix e a Amazon Prime, cerca de 6% do catálogo são de produções brasileiras, segundo a Fibrav.

Nesta quarta-feira, representantes da frente participam, a partir das 14h, de audiência pública na Comissão de Educação e Cultura do Senado sobre a regulação do streaming no país.

Memória Contígua 2
Anuncie na HDP

A proposta para as plataformas de streaming segue o modelo da lei 12.485. Sancionada em 2013 por Dilma Rousseff, ela obriga canais de assinatura a exibir, em horário nobre, filmes nacionais e produções independentes.

Apesar do esforço para exibir conteúdos nacionais, o cinema brasileiro não vem desempenhando bem

Segundo dados da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), na última década foram lançados cerca de 650 documentários. A média de pessoas que assistiram a cada um desses documentários é de 5.600 pessoas. E o total de pessoas que viram todos esses filmes na última década foi de 3 milhões e 700 mil.

Além disso, o meio digital proporcionou uma facilitação para o cinema brasileiro em termos de produção e custos.

O cinema brasileiro bateu recorde em 2013, com mais de 127 longas-metragens que chegaram às telas, 9 dos quais granjearam mais de 1 milhão de espectadores, enquanto 88 foram vistos por menos de 10 mil pessoas, de acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional do Cinema.

Dados que expõem o percurso que tomou a história do cinema brasileiro.

Assessoria HDP - B2B

A realidade que os dados apontam é de que o cinema nacional ainda desperta pouco interesse, principalmente por tratar temas distantes do imaginário popular, e é dependente de incentivos do Estado para se manter vivo.

Incentivos estes como a Lei Rouanet, criada em 1991, que destina verbas da União Federal para projetos de fomento da cultura, incluindo o cinema.

Um dos filmes contemplados foi “Rita Cadillac: a Lady do Povo”, 2010, de Tony Ventura. Arrecadou 510 mil reais por meio da lei de incentivo. Sua bilheteria, no entanto, foi de R$26.515,10, arrecadados com os 2.891 espectadores.

Basicamente, os impostos do contribuinte são destinados a filmes que pouco despertam interesse. Eis a lista de produções malogradas:

  1. “Chega de Fiu Fiu”, 2018, público 1.048 pessoas;
  2. “Espero tua (re)volta”, 2019, público 2.834 pessoas;
  3. “Meu corpo é político”, 2017, público 2308 pessoas.

Os mais de 650 documentários lançados no Brasil nos últimos 10 anos têm uma média de público de 5.600 pessoas.

O cinema é muito mais do que entretenimento. É uma janela para o mundo, um espelho de nossa sociedade e uma poderosa ferramenta para contar histórias que nos tocam profundamente. Na HDP, estamos apaixonados por criar filmes independentes que capturam a essência da cultura brasileira e trazem à tona questões importantes.

Mas, para continuar fazendo cinema que importa, precisamos da sua ajuda. A comunidade desempenha um papel fundamental no apoio ao cinema independente e nacional. Cada visualização, cada compartilhamento e cada palavra de encorajamento nos impulsiona a superar desafios e a continuar produzindo filmes que fazem a diferença.

Assessoria HDP - B2B

Na HDP, estamos comprometidos em enfrentar esses desafios e continuar a contar histórias que inspiram, informam e transformam. Junte-se a nós nessa jornada, apoie o cinema independente, local e nacional e seja parte dessa incrível comunidade que valoriza a arte cinematográfica e seu poder de impactar positivamente nossa sociedade.

Lembre-se, o apoio da comunidade é fundamental para impulsionar o cinema independente e nacional. Seja um aliado nessa missão!

A HDP é uma Produtora Audiovisual e Agência de entretenimento, educação e informação. Em tempos de desinformação, nos dedicamos e nos responsabilizamos pela curadoria do conteúdo informativo publicado, entretanto é de responsabilidade própria dos colaboradores informantes, sobre seus pontos de vista mencionados nos nossos artigos.

Você precisa ser lembrado, vender mais vezes, para mais pessoas e por um preço justo.
Anuncie na HDP
Você Já pensou em se tornar Anunciante/Parceiro da HDP?
Aqui você aparece em todos os nossos canais: Site, Podcast, Anúncios Online e venda mais!

Acesse https://www.agenciahdp.com.br e siga os passos para entrar em contato!

Brasil Paralelo

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.