Menu fechado
Assessoria HDP - B2B

Teto de juros no rotativo do cartão de crédito entra em vigor no início de 2024

Teto de juros no rotativo do cartão de crédito entra em vigor no início de 2024

Conforme regras definidas em dezembro, dívida total não poderá superar o dobro do valor principal; até poucos dias atrás, juros ultrapassam os 400% ao ano

O primeiro dia útil de 2024 trouxe consigo uma mudança importante: começou a valer nesta terça-feira, 2, as novas regras que limitam os juros cobrados nas dívidas no cartão de crédito. A mudança foi estabelecida em dezembro, em decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), e com ela o juro no rotativo do cartão não poderá ultrapassar 100% do valor principal da dívida.

O rotativo do cartão é uma modalidade de crédito oferecida ao consumidor quando ele não paga o total da fatura do cartão de crédito até a data do vencimento mensal. Com a mudança, a dívida total de quem atrasa a fatura do cartão de crédito não poderá superar o dobro do débito original. Atualmente, os juros do rotativo estão na casa de 430% ao ano, sendo a linha de crédito mais cara do mercado para pessoa física.

O cartão de crédito é uma importante ferramenta de financiamento no país. Por ano, os cartões movimentam cerca de 2 trilhões de reais por ano, o que equivale a 21% do produto interno bruto. Esse meio de pagamento responde por 40% do consumo das famílias brasileiras. O uso do rotativo, com juros, representa 3% do crédito das pessoas físicas. Em média, os clientes ficam 18 dias em média pagando o rotativo, segundo dados da Febraban.

Mudança
A lei que criou o Desenrola, programa de renegociação de dívidas, sancionada em outubro, deu 90 dias para que os agentes financeiros apresentassem e o CMN aprovasse uma alternativa para de juros. Se não houvesse um acordo entre governos e bancos, passaria a valer o que foi aprovado pelo Congresso: o limite de 100% nos juros. Como não houve consenso no setor financeiro sobre regras alternativas, o CMN oficializou o que previa a lei.

Assessoria HDP - B2B
Anuncie na HDP

De acordo com o Serasa, 20,8 milhões (ou 28,9% dos 71,8 milhões de inadimplentes) possuem pendências com bancos e cartões — o segmento que mais concentra dívidas atrasadas.

Veja

HDP é uma Produtora Audiovisual e Agência de entretenimento, educação e informação. Em tempos de desinformação, nos dedicamos e nos responsabilizamos pela curadoria do conteúdo informativo publicado, entretanto é de responsabilidade própria dos colaboradores informantes, sobre seus pontos de vista mencionados nos nossos artigos.

Você precisa ser lembrado, vender mais vezes, para mais pessoas e por um preço justo. Anuncie na HDP Você Já pensou em se tornar Anunciante/Parceiro da HDP? Aqui você aparece em todos os nossos canais: Site, Podcast, Anúncios Online e venda mais! Acesse https://www.agenciahdp.com.br/assessoria e siga os passos para receber uma proposta personalizada.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN