O Ministério da Gestão e Inovação realizará uma coletiva hoje, 10/01, para anunciar os editais do Concurso Público Nacional Unificado.
Os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão detalhados hoje quarta-feira, 10, em coletiva que será realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Especialistas apuram que o edital será publicado em edição extra do Diário Oficial da União.
De acordo com a pasta, os documentos confirmarão as principais informações, como os blocos temáticos, conteúdo das provas, critérios de classificação e desclassificação, validade da seleção e composição das notas finais, entre outras.
A coletiva será em formato de entrevista e será feita pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, com as equipes do MGI e da banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, na presença de jornalistas.
O evento está marcado para começar às 14h30, presencialmente e com transmissão pelo YouTube. Folha Dirigida por Qconcursos realizará o acompanhamento em tempo real. Portanto, não deixe de acompanhar toda a cobertura pelo site, redes sociais e principais canais.
O Governo Federal confirmou a publicação na quarta, 10.
A minuta dos documentos chegou à Consultoria Jurídica para análise e parecer. Portanto, a publicação não deve atrasar.
Inscrições serão pelo GOV.BR
Segundo informações do MGI, para participar do concurso unificado o candidato deverá ter cadastro no sistema GOV.BR e acessar o aplicativo para realizar a inscrição.
Todos os detalhes de como serão feitos os cadastros, valores das taxas, critérios de isenção e mais serão confirmados nos editais de abertura.
O Ministério da Gestão e Inovação também ratificou que as provas serão feitas em dois turnos, sendo manhã e tarde.
As provas serão aplicadas em todo território nacional. O Ministério da Gestão e Inovação já havia informado, inicialmente, que o objetivo do CNU seria justamente ampliar o acesso às vagas de concursos federais, possibilitando a aplicação das avaliações além das capitais.
Vale destacar que o local de prova não necessariamente será o local de lotação do servidor, em caso de aprovação. Neste caso, vai depender de cada órgão e para qual unidade, regional ou setor, serão destinadas as vagas autorizadas.
Cronograma do CNU confirma inscrições e prova
Previsto para sair em dezembro, o 1º CPNU estava previsto para sair em 20 de dezembro. A publicação atrasou e um novo cronograma foi divulgado.
As inscrições estão previstas para serem iniciadas ainda este mês. Já as provas serão aplicadas em maio.
- 10 de janeiro de 2024 – publicação do edital
- 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024 – inscrições
- 29 de fevereiro de 2024 – divulgação dos dados finais de inscrições
- 29 de abril de 2024 – divulgação dos cartões de confirmação
- 5 de maio de 2024 – aplicação das provas
- 3 de junho de 2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
- 30 de julho de 2024 – divulgação final dos resultados
- 5 de agosto de 2024 – início da convocação para posse e cursos de formação
- Outra mudança expressiva que o Ministério da Gestão e Inovação divulgou foi quanto à ampliação na quantidade de cidades que receberão a aplicação das provas.
“A mudança também foi definida após diálogo com a empresa selecionada para realização da prova. A ampliação visa garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade”, disse o governo.
Anteriormente, estava prevista aplicação em 180 municípios, espalhados pelas cinco regiões do pais. Agora, serão mais de 200 locais.