https://www.agenciahdp.com.br
Menu fechado
Assessoria HDP - B2B

Construção do maior parque cinematográfico fora do eixo RJ-SP entra em fase de estudo pela Capital Baiana

Construção do maior parque cinematográfico fora do eixo RJ-SP entra em fase de estudo pela Capital Baiana

Salvador pode ganhar um novo equipamento voltado ao setor cultural com foco na produção audiovisual. A prefeitura da cidade autorizou uma empresa a iniciar os estudos para a construção de estúdios de cinemas no município. Caso avance, a ideia é implementar o maior parque cinematográfico fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

Um termo emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) autoriza a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada que foi recebida pela prefeitura e a empresa DGT Serviços de Monitoramento LTDA agora pode desenvolver estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica necessários para a configuração de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Memória Contígua 2

Segundo o termo de autorização, os estudos devem avaliar a viabilidade para construção, implantação, operação, manutenção e posterior reversão à municipalidade, além da exploração da atividade de produção de audiovisual. De acordo com a Semdec, a empresa tem 90 dias para a conclusão dos estudos, a contar a partir do último dia 8 de janeiro.

Segundo o Secretário Pedro Tourinho, a empresa autorizada a fazer as análises é a Quanta Estúdios, responsável pelo maior parque de estúdios privados do Rio de Janeiro e de São Paulo. O secretário explica que a gestão do prefeito Bruno Reis fez um trabalho com alguns estúdios com a finalidade de testar a viabilidade de negócios na primeira capital do Brasil.

“A gente provoca as empresas para que elas proponham um projeto para a cidade. Essa empresa específica é a Quanta, que é a maior empresa de estúdios do Brasil e ela, provocada por nós, está estudando fazer um estúdio em Salvador em parceria com a prefeitura”, disse durante entrevista.

Memória Contígua 2
Anuncie na HDP

Na elaboração dos estudos devem ser desenvolvidas as seguintes atividades: estudos técnicos de engenharia para a identificação das construções e instalações que deverão ser viabilizadas no imóvel indicado, o levantamento de custos e requisitos preliminares, culminando com a elaboração de um temo de referência. Além disso, também deve ser desenvolvido estudo de viabilidade econômico-financeira para a identificação do potencial social e econômico que poderia advir da exploração das infraestruturas de produção audiovisual propostas, bem como dos incentivos e aportes a que o Município esteja disposto a investir na infraestrutura reversível.

Para o desenvolvimento das atividades, fica estabelecido o limite de R$ 800 mil para fins de eventual ressarcimento. Por fim, a Semdec deixa aberto por 15 dias o prazo para que eventuais outros interessados se manifestem sobre o objeto desta MIP e apresentem propostas alternativas.

O estudo faz parte do escopo do SalCine, plano de desenvolvimento do setor audiovisual apresentado pela prefeitura em maio de 2023. Entre as ações anunciadas à época, estava prevista a criação da Salvador Film Commission, uma estrutura com o objetivo de atrair gravações de filmes e também a construção de um estúdio de grande porte na cidade. Pedro Tourinho também detalhou essas ações.

“O SalCine é um programa de audiovisual que é transversal na prefeitura então por isso que Semdec que publicou isso, fizemos todos aqueles cursos de qualificação, fizemos os editais de fomento, apoiamos os festivais de cinema e uma das missões era desenvolver infraestrutura. Nesse evento Salcine Conecta a gente trouxe para cá alguns dos principais estúdios do país para provocar eles a estudar o mercado de Salvador e se fazer presente aqui”, finalizou.

Siga-nos nas redes sociais! A HDP é uma Produtora Audiovisual e Agência de Marketing com foco em Negócios, Educação, Entretenimento, e Informação. Em tempos de desinformação, nos dedicamos e nos responsabilizamos pela curadoria do conteúdo informativo publicado, entretanto é de responsabilidade própria dos colaboradores informantes, sobre seus pontos de vista mencionados nos nossos artigos.
Assessoria HDP - B2B

BN Notícias | Foto: Estúdio Quanta Works

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.