Menu fechado
Assessoria HDP - B2B

Aprovada pelo Senado, lei prevê medidas para valorizar professores

Aprovada pelo Senado, lei prevê medidas para valorizar professores

Os profissionais da educação básica devem ser valorizados com planos de carreira, formação continuada e condições de trabalho dignas.

É o que diz a Lei 14.817/2024, sancionada nesta terça-feira (16). As novas regras foram aprovadas pelo Congresso Nacional (PLC 88/2018) em dezembro passado. A autora do projeto que deu origem à lei, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), disse que é preciso tornar a carreira atrativa, diante de um cenário de “apagão docente”.

Banner Site - Escola de Música Deus Conosco - Parceiro HDP

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DEVEM SER VALORIZADOS COM PLANOS DE CARREIRA, FORMAÇÃO CONTINUADA E CONDIÇÕES DE TRABALHO DIGNAS.
É O QUE DIZ PROJETO APROVADO PELO CONGRESSO NACIONAL EM DEZEMBRO E QUE VIROU LEI NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

A nova lei traz diretrizes para a valorização, prevista na Constituição, das carreiras de professor e dos demais profissionais da rede pública de educação básica. São determinações como plano de carreira, formação continuada e condições dignas de trabalho. Em relação aos planos de carreira, a lei assegura o ingresso exclusivo por concurso público, progressão periódica e estímulos para o desenvolvimento profissional. A autora do projeto que deu origem à lei, senadora Professora Dorinha Seabra, do União Brasil do Tocantins, disse que é preciso tornar a carreira atrativa.

Dorinha – Os números mostram, hoje, que, a cada 10 jovens do Ensino Médio, em torno de 2 pensam em ser professores. Vivemos hoje um apagão na profissão docente. São os municípios que vão olhar suas condições, sua carreira, seu funcionamento; no entanto, o projeto estabelece grandes linhas para a carreira, para a atratividade, para a permanência, para a valorização de uma profissão que é a mais importante, porque ela estrutura e é responsável pela formação das demais.

Assessoria HDP - B2B
Anuncie na HDP

A nova lei pede número adequado de alunos por turma, compatibilidade de classes com a jornada de trabalho do profissional, disponibilidade de recursos didáticos, salubridade do ambiente físico, segurança e permissão para o uso do transporte escolar quando não houver prejuízo para os estudantes. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Siga-nos nas redes sociais! A HDP é uma Produtora Audiovisual e Agência de Marketing com foco em Negócios, Educação, Entretenimento, e Informação. Em tempos de desinformação, nos dedicamos e nos responsabilizamos pela curadoria do conteúdo informativo publicado, entretanto é de responsabilidade própria dos colaboradores informantes, sobre seus pontos de vista mencionados nos nossos artigos.

Rádio Senado por Bruno Lourenço

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUb Site HDP - Doc TN