Evento também confirmou Tori como homenageado da 10ª edição do Grito de Carnaval do Rancho, que acontece em janeiro de 2026
Um encontro marcado pela memória, boa música e valorização das tradições culturais, selou simbolicamente o “esquenta” para o Grito de Carnaval do Rancho do Rancho Bom Jardim. A serenata, evento que iniciamos por ocasião dos 90 anos do Sr. Antônio Vinhas (que sofre um hiato no contexto da pandemia da Covid-19), foi realizado na última quinta-feira, sendo considerada pelos organizadores como uma espécie de pré-evento da 10ª Edição do Grito Carnaval, que acontece no dia 31 de janeiro de 2026.






A ação integra a curadoria digital, com integração da HDP, no Grito de Carnaval do Rancho, Projeto idealizado e liderado por Davi Azevedo, Teodorense com vínculos fortes com o lugar, mobiliza amigos e colaboradores da empresa na qual ele é sócio e CEO, e juntos constroem, ano após ano, um dos eventos culturais mais representativos da cidade. A “Serenata Antônio Vinhas”, associada a esse e outros movimentos que vêm moldando a realização Grito de Carnaval, mantém viva uma tradição que antecede oficialmente a festa e fortalece o vínculo entre música, história e identidade local.
O encontro aconteceu na casa de Dadai Valente, uma das homenageadas na 10ª Edição do Grito de Carnaval do Rancho, ao lado de Tori, outro ilustre Teodorense que brilhou no futebol local — nomes anunciados publicamente na última quinta-feira (18/12) e, anteriormente, em evento realizado anteriormente na Câmara de Vereadores do Município. Além de homenageada, Dadai Valente, figura singular e muita querida na cidade, é prima de Assis Valente, um dos maiores compositores da música popular brasileira, cuja importância cultural também se reflete no Município, que abriga uma escola com o nome do baiano que fez o “Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar”.






Reunindo moradores do antigo Bom Jardim, músicos e amigos ligados à cena cultural da cidade, a serenata destacou o cuidado com as tradições locais e a forte influência da música brasileira de vanguarda, marca presente desde as primeiras edições do evento. O repertório e a participação espontânea dos músicos criaram um clima de celebração e pertencimento, reforçando a expectativa para o Grito de Carnaval do Rancho 2026.
Entre os participantes estiveram nomes como Leo e Horácio Barros Reis, Gilton Della Serra, Nai, Dudu Reis e Badega, além de parceiros culturais que contribuem de forma voluntária para a realização do evento. A presença de músicos e colaboradores reforçou o caráter coletivo e colaborativo da iniciativa.







A “Serenata Antônio Vinhas” demonstra o compromisso do Projeto que integra o Grito de Carnaval, com a preservação da memória cultural de Teodoro Sampaio, mostrando que o evento nasce, antes de tudo, da convivência e laços sólidos entre amigos e cidadãos Teodorenses, da reverência à música e à arte como um todo e do respeito às raízes do tempo/espaço , dimensões viva em nosso Território.
O jornalismo da HDP existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não recebemos dinheiro público para finalidade jornalística. O que financia nossa estrutura são os trabalhos realizados pela Produtora e Agência e as assinaturas de cada pessoa que acredita nessa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da HDP Membros e nos ajude a expandir nosso jornalismo.



