O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. “Natal” deriva do latim natalis, que significa nascimento. Em inglês, a variação é outra. A palavra Christmas é uma evolução de Christes mæsse (Christ’s mass) que quer dizer missa de Cristo.
Não sabe-se ao certo a data do nascimento de Cristo, inclusive há evidencias que apontam não ser no dia 25 de dezembro, porém acredita-se que essa data foi escolhida pela Igreja Católica para combater a festa pagã que cultuava o Deus Sol (natalis invicti Solis). Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino.
O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos. A comemoração do nascimento de Jesus Cristo mesmo que de uma forma simbólica, é tempo de reflexão e confraternização, porém esse tempo tem se confundido ou trazido uma distração em relação ao verdadeiro sentido. Para um comerciante, o sentido do Natal pode ser um lucro maior; para uma criança, ocasião de presentes; para uma avó, a data da receita anual que todos amam.
Outros celebram com tristeza. Há aqueles que trabalham, aqueles que perderam um ente querido e aqueles que não têm condições de celebrar por falta de dinheiro ou de saúde.
Para todos é possível encontrar o verdadeiro sentido do Natal, pois ele não depende de nada material.
Em um conceito mais amplo e até mesmo popular, o Natal é atualmente uma das grandes festas religiosas do Ocidente. Sua comemoração tem características em comum, mas, claro, também incorpora especificidades de região para região. Os símbolos natalinos são parte importante da tradição natalina e possuem tanto origens cristãs quanto origens pagãs.
Os símbolos natalinos foram surgindo em diferentes momentos da história, mas remontam, principalmente, à Idade Média e à Idade Moderna, períodos em que o Natal já tinha ganhado uma importância considerável no calendário litúrgico do cristianismo. Entre os símbolos natalinos, os grandes destaques são o Papai Noel, o presépio e a árvore de Natal.
sendo cristãs ou pagãs, atualmente as comemorações de Natal trazem os valores de fraternidade, amor e união.
Assista o episódio especial de Natal do nosso TimeLine Cast com o Pr. Clecio Carvalho.