Após solicitação, através do Presidente da Câmara Marcos Rios (REPUBLICANOS), o engenheiro Fábio Almeida da empresa que está responsável pelo esgotamento sanitário da cidade de Terra Nova, se fez presente na 30ª sessão ordinária da câmara de vereadores para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. Veja uma seleção de perguntas e respostas durante a sessão.
Questionado pelo vereador Jaci dos Santos (PSD) em relação a abertura de valas e o motivo do não fechamento imediato, o Engenheiro respondeu que existe um tempo que deve ser respeitado para fechamento por isso não é possível realizar esse processo imediatamente.
O Vereador Péricles de Santana (REPUBLICANOS), questionou sobre o atraso de salários, o representante informou que sobre sua presença foi solicitada para questoes técnicas voltadas à obra e que existem outros profissionais responsáveis pelas demais áreas da empresa.
Quanto ao estado do calçamento após o fechamento das valas, o engenheiro assegurou que está sendo realizado de acordo com as normas, mas lamentou que a população muitas vezes não aguarde o tempo necessário para que o trabalho seja concluído adequadamente.
Vereador Jasonildo abordou a questão da limpeza das ruas e solicitou que o processo não seja demorado. Ele também pediu para que as ruas sejam isoladas durante o trabalho, a fim de evitar a interrupção do progresso da obra.
Vereador Wilson indagou sobre o tempo necessário para a cura do terreno, e o engenheiro explicou que varia de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de solo. Além disso, ele esclareceu que as tampas das caixas são provisórias.
O prazo estimado para a conclusão da obra é de 1 ano, embora possa sofrer alterações, seja para mais ou para menos.
Vereador Laércio ressaltou a importância da conscientização da população sobre os transtornos inevitáveis durante a obra de esgotamento e a necessidade de colaborar na fiscalização para evitar atrasos.
Por fim, foi observado que falta a Rua Jaime Vilas Boas, a descida da Rua 2 de Julho e a Rua José Marcos Teixeira na bacia 1 do projeto.