Foi assim que o público reagiu a um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Considerado um dos maiores clássicos da ficção científica, o primeiro Alien chocou o público com sua combinação de filme espacial e terror.
Em uma carreira que já dura mais de 45 anos, Ridley Scott fez inúmeros clássicos: Blade Runner, o Caçador de Andróides, Gladiador – e, claro, Alien, o 8º Passageiro, que reuniu terror sombrio e ficção científica em um filme inédito. Lançado em 1979. tornou-se um grande sucesso de bilheteria e não gerou várias sequências e derivados.
Mas as primeiras reações foram mistas. A abordagem sombria e claustrofóbica de Scott, especialmente em comparação com o início da saga Star Wars, lançada dois anos antes, não foi bem recebida por todos os espectadores – alguns até dizem que ficaram completamente horrorizados. É o que diz Terry Rawlings, editor do clássico do gênero, no documentário de bastidores “The Beast Within: The Making Of Alien” (via FandomWire).
“Chegamos a um teatro que era dirigido por esses caras – você poderia ter comido do chão deles. O teatro foi fantástico. O som estava ótimo. Foi a prévia mais incrível em que já participei. Quer dizer, as pessoas estavam gritando e correndo para fora do cinema.”
Ele se refere especificamente ao momento sangrento e inesquecível em que uma criatura alienígena sai do peito de Thomas Kane, interpretado por John Hurt. Os efeitos práticos brilhantes combinados com o aumento incessante de tensão garantem que a cena permaneça com você, mesmo que você a tenha visto várias vezes. No final dos anos 70, muitas pessoas ainda não estavam acostumadas com isso no cinema convencional e, portanto, grande parte do público reagiu violentamente ao momento repugnante.
“A administração nos disse: ‘Isso é terrível. As pessoas ficam doentes, é um desastre!’ Nós pensamos: ‘Isso é ótimo!'”, relembra Terry Rawlings sobre o primeiro filme do Alien.
Ficou claro logo nas primeiras exibições que o filme teria impacto – e assim Alien se tornou o terceiro filme de maior sucesso do ano, perdendo para 007 Contra o Foguete da Morte e Rocky 2 – A Revanche. Sete anos depois, Aliens, O Resgate foi a primeira sequência, dirigida por James Cameron.
Em Alien, o 8º Passageiro, uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteride. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.
Adoro Cinema