Em vez de focar nos dias das festividades, é importante prestar atenção em todo o mês de dezembro para manter uma rotina saudável.
“Consistência” é uma palavra que costumo usar bastante com meus pacientes. Ela evoca firmeza, regularidade e perseverança, mas também remete à coerência, verdadeiro e real — e é essa combinação de significados que irá ajudá-lo a manter a rotina saudável durante as festas de fim de ano.
Quando chega o mês de dezembro, é comum surgirem diversas dúvidas, por exemplo: como manter os hábitos alimentares nesse período, o que pode ou não pode comer nas ceias de Natal e Ano Novo, qual o segredo para não cair em tentação, entre outras. Minha indicação é não focar especificamente nessas duas ocasiões, mas no intervalo entre elas. Ou seja, manter os bons hábitos dos demais meses nesse período entre os dias 26 e 30 de dezembro.
Na prática, isso significa que você vai aproveitar a ceia e a celebração do dia seguinte. Essas ocasiões festivas fazem parte da nossa cultura e é natural querer aproveitá-las ao lado da família e dos amigos. Porém, passada a festa — e lembre-se de que ela dura alguns dias, não uma semana ou um mês inteiro — é importante retomar a sua rotina. O que inclui, além da alimentação, as atividades físicas regulares.
A palavra-chave é consistência, em especial no processo de perda de peso e na manutenção de um estilo de vida saudável. Afinal, precisamos direcionar o nosso organismo para a mudança que queremos e, por isso, é muito importante seguir também com o planejado durante o final de semana e feriados. Quando saímos do planejamento com frequência nesses momentos, o corpo acaba “não saindo do lugar”.
Segundo dados que temos aqui na Liti, 67% dos nossos clientes ganham peso durante feriados. O ganho médio é de 800 gramas, mas pode chegar a mais 1 quilo para 31% da nossa base de usuários.
Por Forbes | Imagem Ilustrativa: Getty images