Vereador e Vice-Presidente da Câmara Laércio Xangó de Terra Nova-BA, denuncia caso grave no descarte de resíduos hospitalares no município.
Hospitais e outros centros de saúde produzem uma grande quantidade de lixo por dia. O lixo hospitalar é algo perigoso e que deve ser descartado de maneira segura e no prazo adequado para evitar contaminações. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% do lixo hospitalar é perigoso por seu caráter infeccioso, tóxico ou radioativo.
Tipos de lixo hospitalar
Existem diferentes tipos de lixo hospitalar: infecciosos (contaminados por sangue ou outros líquidos corporais), anatômicos (tecidos, órgãos e líquidos corporais), objetos pontiagudos (principalmente seringas), produtos químicos, produtos farmacêuticos, lixo tóxico e radioativo. Há outros tipos de lixo hospitalar que não apresentam risco à saúde.
A OMS identifica que as principais fontes de lixo hospitalar perigoso são, além dos hospitais, laboratórios e centros de pesquisa (principalmente aqueles que desempenham testes com animais), cemitérios e centros de autópsia, bancos de sangue e serviços de coleta e estabelecimentos de cuidados para idosos.
O lixo hospitalar deve ter sua porção perigosa separada das não perigosas para que o descarte seja realizado de maneira segura, evitando contaminações do solo, ar e da população.
Riscos do lixo hospitalar
O lixo hospitalar pode provocar infecções em pacientes hospitalizados, profissionais de saúde, lixeiros e na população em geral. Micro-organismos resistentes a medicamentos também podem acabar sendo descartados em meio ao lixo hospitalar, o que traz risco de graves problemas de saúde pública. Outro grande perigo diz respeito aos materiais radioativos – usados em tratamentos do câncer, por exemplo – que também podem causar estragos importantes. Por fim, há risco adicional de poluição, intoxicação, queimaduras e cortes.
Denúncia
O vereador Laércio Xangó do município de Terra Nova-BA, denuncia caso grave.
A empresa responsável e especializada na coleta de lixo da Unidade Mista de Saúde Dr. Otto Alencar (Pronto Atendimento de Emergência) da cidade, deixou de recolher os resíduos por falta de pagamentos dos serviços prestados.
A HDP é uma Produtora e Agência de entretenimento, educação e informação. Nos responsabilizamos pela curadoria do conteúdo informativo publicado, entretanto é de responsabilidade própria dos colaboradores informantes, sobre seus pontos de vista mencionados em nossos artigos.
Anuncie na HDP
Você Já pensou em se tornar Anunciante/Parceiro da HDP?
Aqui você aparece em todos os nossos canais: Site, Podcast, Anúncios Online e vende mais!
Acesse https://www.agenciahdp.com.br e siga os passos para entrar em contato!
Foto: ©pixabay.com